quinta-feira, junho 23, 2005

19 de Junho – Dia dos pais nos Estados Unidos. E de uma mãe também…

O blog deste tempo na Califórnia pode até não ser grande coisa. Mas pelo menos uma característica de grandes filmes e livros ele tem: o final é espetacular!!! A Elisa nasceu!!!!
Elisa Frossard Barbosa Vincent nasceu em 19 de junho de 2005, com 51 centimetros e pesando 2.900 Gramas. De tanto brincar que o “Mimoso” ia ter um “Mimosinho”, ela nasceu com o pé igualzinho ao do pai. E a boca é igualzinha à da mãe ("Boca de Borracha", segundo Andréa Lobato).

O parto foi um processo longo, com momentos de esforço, de alívio, de tensão e até de comédia….

O trabalho de parto começou na sexta-feira de manhã cedinho. O plano era ir para Napa Valley. Talvez porque não fosse tomar vinho, Elisa não gostou da idéia. E as contrações começaram às 5 e meia da manhã. Napa Valley ficou para depois, mas as contrações foram irregulares durante todo o dia.

Lá pelo final do dia, parecia que as coisas ainda iam demorar. Mas, ao deitarmos na cama para dormir, as contrações se tornaram bem regulares, mais intensas, e pareciam seguir o padrão necessário para ligarmos para a médica e irmos para o hospital. Ao chegarmos no hospital, uma grande decepção: a dilatação da Lívia não estava maior do que quando fomos à médica, dois dias antes. Com 1.5 para 2cm de dilatação, ainda era cedo para sermos admitidos para o parto…
Antes de irmos embora para casa, a OB de plantão nos mandou andar pelo hospital. Ficamos duas horas dando voltas no terceiro andar do Alta Bates. Antes de irmos embora, a dilatação já estava em 2+ cm. Um progresso encorajador.

Voltar para casa foi a melhor coisa que fizemos. Depois de passarmos uma quinta-feira tensa, esperando as contrações evoluírem, e de estarmos no hospital entre 3:30 e 7:30 da manhã, um dia mais relaxante era a melhor coisa para nos prepararmos para o trabalho de parto.
A recomendação era descansar um pouco, mas também andar bastante ao longo do dia. Assim, logo depois do almoço, Lívia resolveu que o melhor a fazer era aproveitar o momento para atender umas encomendas de ultima hora e ir comprar uns tenis que a mãe da Lívia precisava comprar. André obviamente concordou. Afinal, tem jeito melhor de fazer uma mulher andar do que colocá-la para comprar sapatos?

Na volta para casa, comemos uma pizza. Enquanto preparávamos o lanche, André perguntou para Lívia o que ela estava achando das contrações. A resposta está na foto abaixo…


Depois da pizza acabamos de assistir Pearl Harbor (não sei se é o mais adequado para relaxar para um parto…), e fomos dormir. Tentar dormir parece ser a senha. Não deu nem para esquentar a colchão, e as contrações voltaram a ser regulares e fortes como nunca. Lívia começou a gritar de dor nas contrações. André ignorou a recomendação de esperar uma hora de contrações regulares, e fomos para o hospital direto. Foi só o tempo de pegar tudo e sair.

Foi a melhor coisa. Chegando no hospital, Lívia já tinha três centímetros de dilatação. Fomos admitidos e, logo ao passarmos da triagem para a sala de “labor and delivery”, Lívia recebeu um anestésico e se preparou para a peridural. Que foi o momento cômico de todo o processo.

Quando o anestesista começou a aplicar a peridural, disse que a melhor posição para a Lívia era com a coluna bem curvada. Para dar suporte a ela, André ficou em pé de frente a ela, de forma que ela pudesse apoiar sua cabeça em seu peito.

Ocorre que André ficar olhando para o anestesista não foi a melhor idéia… Quase no final do procedimento, Dr. Moore (um anestesista muito legal), perguntou: “você está se sentindo bem?”. André respondeu: “Estou sentindo a cabeça um pouco leve…” e desabou no chão. Não deu tempo nem de acabar a frase direito… O cômico é que 2 segundos após cair, André já tinha percebido o que ocorrera e já estava recuperado. O suficiente para perguntar como tinha caído de forma tão suave. Descobriu que era porque Mila, a enfermeira, estava atrás dele, e amorteceu a queda. Pobre Mila… Ela tinha +- 1m45cm e não devia passar de uns 45 Kgs…
A anestesia fez efeito, e a foto da Lívia na cama mostra como ela estava reagindo às contrações, cada vez mais fortes.

Com a expectativa de umas 12 horas de espera até o parto, e preparados para dormir um pouco enquanto dava, sugerimos à Elane e Vivaldo que fossem para casa. Afinal, eles também podiam dormir bem e voltar para o nascimento da Elisa.

Dormimos umas 2 da manhã de sábado. Às 3, a médica viu que a dilatação não estava progredindo. Decidiu romper a bolsa de água da Lívia. Às 4hs30min, vimos que houve progresso: 9 cm de dilatação. Em 90 minutos!

Às 5hs da manhã, a dilatação tinha chegado à 9.75 cm. Imediatamente, chamamos os pais da Lívia. Logo depois, a dilatação chegou a 10 cm, e a médica mandou que Lívia começasse a empurrar para a Elisa nascer.

O começo deste trabalho foi mais um aprendizado: Lívia aprendendo como empurrar, André aprendendo como ajudar, a Mila aprendendo o que funcionava melhor com a Lívia. E, a cada três contrações, André tendo que ligar para Elane para ajudar a conseguir um taxi, missão quase impossível às 5 da manhã em Berkeley… Os pais da Lívia finalmente conseguiram chegar perto de 6 e meia.

Durante uma hora, Lívia fez muita força, e conseguiu empurrar bastante. A cada contração, a Elisa chegava bem mais perto de nascer. Depois de uma hora, a médica resolveu verificar onde Elisa estava no intervalo entre as contrações. E descobriu que, infelizmente, boa parte do progresso conquistado durante as contrações era perdido nos intervalos. O resultado era um avanço lento. Como a Lívia estava começando a ter febre e o batimento cardíaco da Elisa estava começando a subir, e como ainda precisariamos de pelo menos mais outra hora para a Elisa nascer, a médica resolveu, às 6:30hs, fazer uma cesariana.

Nos próximos minutos a equipe médica se preparou e preparou Lívia e André para a cirurgia. Com a Lívia acho que os medicos não tiveram muitos problemas. O André é que teve muita dificuldade para amarrar a tal mascara, de nervoso que estava.

Mas, tudo correu bem. Os medicos falaram que a posição da Elisa, virada para a frente e não para trás, dificultava o trabalho das duas. Se não fosse isto, eles garantem que ela teria nascido de parto normal bem fácil.

As fotos mostram a continuação dos eventos. Elisa ainda na sala da cesariana, o primeiro encontro da família, Elisa comprovando seus 6 pounds e 8 ounces (2.9 Kgs), o primeiro banho, Elisa no colo dos avós maternos, mamando, deixando suas digitais, descansando com a mamãe depois de mamar (mamãe ainda sob efeito da anestesia...), apreciando a Golden Gate vista do Alta Bates, dormindo no berço, arrotando e dormindo com o pai.

Ficamos no hospital por três noites, após o parto. Nestes dias, vimos que a Elisa é uma menina muito tranquila. Apenas uma noite foi difícil. Trocamos de quarto pois o ar condicionado do primeiro não estava send suficiente, e estava muito quente. No quarto novo, Elisa ficou com frio. Até que percebessemos o problema, a vida foi difícil. Mas foi só resolver, que a Elisa dormiu como um anjo.












Nestes três dias, já deu para perceber também que a vida nunca mais sera a mesma. A importância da Elisa para nós é algo incalculável. O amor que ela inspira é impressionante.













Se quiser, deixe sua mensagem para a Elisa. Depois, vamos juntar tudo e mostrar para ela...

30 Comments:

At 24 de junho de 2005 08:49, Blogger Leila Couceiro said...

Parabéns, Lívia e André. Sua menina é linda! Muito bonitas as fotos e a narrativa. Abraço, Leila

 
At 24 de junho de 2005 17:09, Anonymous Anônimo said...

Elisa, Seja muito bem-vida!
Estou aqui aos prantos pela alegria que seu pai e sua mae devem estar sentindo... pena de nao poder estar compartilhando ao vivo e a cores com eles!
Que bom que vc ja chegou!
Parabens, Andre! Parabens, Livia!
Curtam sua pequena, eles crescem rapido! Muito rapido!!
Muita sorte na nova vida familiar. Get read for the ride of your life!
Muitos beijos, carinhos, e boa sorte!
Espero em Sao Paulo! Venham logo,
Bjs,
Tia Pat

 
At 25 de junho de 2005 11:35, Anonymous Eduardo e Magnus said...

Elisa,
Benvinda!! Que trabalhao, ehm?
Muito amor, felicidade, saude, alegria, e uma vida cheia de bons momentos.
Beijos e carinhos dos tios Edu e Magnus

 
At 25 de junho de 2005 13:46, Anonymous Marcio Cardoso said...

Parabéns Lívia e André,

A Elisa é muito fofa! Estamos muito felizes que tudo correu bem e desejamos muitas alegrias para a sua família!
Let us know quando for um bom momento para a gente fazer uma visita.
Beijos e abcs,
Marcio e Rhonda

 
At 25 de junho de 2005 15:37, Anonymous Paula e Rodrigo said...

Elisa,

conte para papai e mamãe que estamos muito felizes com a sua chegada, e vamos te conhecer muito em breve!

Você é muito linda, e vai trazer muitas alegrias e amor para eles!

Parabéns pela chegada, e que sua vida seja repleta de muita felicidade, saúde e amor!

Beijos com carinho,
Tia Paula e tio Rodrigo

 
At 25 de junho de 2005 15:49, Anonymous Anônimo said...

Elisa,
Estamos muito felizes com o seu nascimento!!! Muitas alegrias saúde, amor, paz!! Que você tenha uma vida MARAVILHOSA!
PARABÉNS LÍVIA E ANDRÉ!! A ELISA É MUITO LINDA!
Bjinhos da Ana Maria, Tia Eloah e da Bisa!

 
At 25 de junho de 2005 15:52, Anonymous Suzana e Edson said...

Elisa,
Muito boas vindas!!!!!
Lemos o seu blog emocianada, eu e o Lucas (ainda na barriga).
Parabens pro casal!! Edson esta mandando os parabens tambem!
Uma grande beijoca pra nova familia e muito boa sorte pra voces com a vida nova.

 
At 25 de junho de 2005 17:27, Anonymous magali e cia said...

oi Elisa!
Que alegria em poder ve-la , mesmo que de longe...logo estaremos pertinho, vou te apertar até. seja muito bem-vinda!
Estamos te esperando ansiosamente em sampa, a Sâmia vai querer te levar nas melhores padarias da cidade. hahaha
beijos,
Magali e cia

 
At 25 de junho de 2005 17:54, Blogger Priscila Spilborghs said...

Oi Elisa! Seja bem-vinda! Vc foi muito esperada, papai e mamae estavam ansiosos para a sua chegada! Bem-vinda a turma do MBA de Berkeley! E uma turma muito querida e unida, pois foi uma epoca da nossa vida, unica, completamente diferente do dia-a-dia de jovens trabalhados que somos! Espero ve-la bastante. Beijos da Priscila e do Alex.

 
At 25 de junho de 2005 17:58, Blogger Jorge Cordeiro said...

Oi Elisa!!!! aqui é o pai do Martim e da Sofia! Estamos aguardando você ansiosamente aqui em sampa, pra curtimos adoidado!

Parabéns pra mamãe e pro papai!!

Quando chegarem a SP avisem, heim?

beijão!!

 
At 25 de junho de 2005 19:18, Anonymous Anônimo said...

Parabéns Lívia, parabéns, André! Quanta emoção, gente... Que Elisa e vcs sejam muito felizes na nova vida.

Beijos,

Adriana Max (em poucos dias será a minha vez de receber a Barbara. Espero que a gente continue trocando figurinhas, Lívia!)

 
At 26 de junho de 2005 09:17, Anonymous Anônimo said...

Elisa,
seja bem-vinda! Parabéns para o papai e para a mamãe...
Bom regresso a vcs. Espero conhecê-la em breve por aqui.
bjs.,
Gisele e tia Néle

 
At 26 de junho de 2005 13:55, Anonymous Anônimo said...

Livia e André,

Parabéns pela Elisa!
Ela é linda, linda, linda, linda (sim, eu repito quando quero enfatizar algo:D)

Que história! Pura emoção:-)

Quando chegarem ao Rio quero conhecer a Elisa e rever vocês! (saudades:D)

Beijão,
Esther
.

 
At 27 de junho de 2005 05:18, Anonymous Anônimo said...

Parabens Livia y Andre !!!!
Felicitaciones a los nuevos padres y a Elisa.
From Uruguay Clementina, Diego and Marce send you a big hug and all the best wishes to the new life as a family
See you in SP (maybe....)

 
At 27 de junho de 2005 06:46, Anonymous Anônimo said...

Bem vindos a vida selvagem!
Ela eh muito, mas muito linda! Parabens aos 3 e, quando estiverem em Sampa quero dar muitas beijocas na princesa!

Ateh breve!

Valter, Cris e Maria Clara

 
At 27 de junho de 2005 07:58, Anonymous Anônimo said...

Aeee!
Elisa! Bem-vinda mesmo! Ta todo mundo louco pra te conhecer! huehuehue! Você é muito lindinha mesmo!
Livia e André, 10 demais! Muito legal! Muito linda! Parabéns ... Senti muito alto Astral lendo isso ae! huahua! AS fotos também ficaram ótimas! O melhor é o nenem neh? Claro ...
Ainda não mostrei pro pessoal aqui em casa, e vou passar o endereço do blog pra Nana em Floripa!
Bjos e Abraços pra todo mundo ae!

Lucas

 
At 27 de junho de 2005 08:22, Anonymous Rogerio Scatolini said...

Fala rapazeada.
Fiquei muito contente em receber essa noticia. Show de bola
Elisa...seja muito bem vinda
Parabens Livia e Andre...to bem contente por vcs.
Tudo de muito bom para vcs por vcs merecem.
ps: Andre...gostei de ver. Normalmente os pais tem um papel apagado no nascimento dos filhos. O show eh todo da mae e dos filhos, mas vc deu um jeito de marcar sua presença. Boa garoto.

Beijao para vcs
Rogerio Scatolini

 
At 27 de junho de 2005 09:10, Anonymous Anônimo said...

Queridos André e Lívia,
parabéns pela chagada da Elisa, ela é uma graça.
Ficamos muito felizes com a notícia. A partir de agora, a vida terá um novo significado e tudo será muito diferente. É maravilhoso! Curtam bastante e sejam felizes.
Sempre que puder, mandem notícias e fotos.
Parabéns.
Bjs,

Gil, Luca e Pedro

 
At 27 de junho de 2005 09:12, Anonymous Anônimo said...

Livia e André,
Felicidades, a Elisa é linda! Que Deus a abençoe, seja muito feliz, saudável, estamos aguardando para vê-la e carregar um pouquinho! Que vocês sejam um sucesso enquanto pais, que curtam bastante este presente!!!!!!!!!!!!

Tia Angela

 
At 27 de junho de 2005 10:22, Blogger Rê Vidal said...

Elisa,

que bom que você chegou!!!
Seja muito bem-vinda!!
Tia Renata e tio Rogerio estão contentes em saber que você está bem e deixando esses pais mais bobos e felizes.

Esperamos conhecê-la em breve.
beijocas
Tia Rê e Tio Rô

 
At 27 de junho de 2005 13:19, Anonymous Anônimo said...

André, Lívia,
Parabéns pela chegada dessa "criaturazinha" que vai mudar a vida de vocês para sempre ! Realmente parece haver um vocativo da natureza conclamando a gente a amá-las de uma uma forma muito especial, não é mesmo ? Elisa, seja muito bem-vinda.
André, meus (3) nenês já tem dois meses e estamos por aqui ... Cuidar da Elisa apenas vai ser moleza prá vocês!

Um grande e fraterno abraço,

Eduardo Jacob

 
At 27 de junho de 2005 19:08, Anonymous Anônimo said...

Querida Lívia,
Parabéns pelo nascimento da Elisa! Bem-vinda à aventura de ser mãe.
Márcia Tominaga
(Márcia Kaneko, do Maristão)

 
At 28 de junho de 2005 20:23, Anonymous Anônimo said...

Bem vinda Elisa,
Toda a felicidade do mundo para voce.
Ainda bem que não "puxou" esse cara feio.

Abs e bjs

Ricardo Cruz

 
At 30 de junho de 2005 15:31, Anonymous Anônimo said...

Parabéns pra mais nova mamae....essa criança é linda....se quiser baba eu to a disposiçao ...adoro crianças...hehe...prazer ta sou a juju e quando vc melhorar espoero que apareça la no meu blog ta?
parabens mais uma vez
a Elisa é lindaaaaaaaaaa
http://spaces.msn.com/members/dengobrazil

 
At 30 de junho de 2005 21:32, Anonymous Anônimo said...

Livia e Andre, que surpresa! Naturalmente, eu perdi a conta do prazo da gravidez da Elisa e, com isso, nem fazia ideia de que ja estava na hora.... Passei pela pagina da Carla Teixeira e - TCHAN - vi seu scrap com o link deste blog! Parabens! A Elisa eh linda! Que bacana ver a vida de voces mudarem com esse lindo presente! Vou ja contar para a Patricia! Grande beijo para vocês, que tudo corra muito bem e que ela se desenvolva muito, muito alegre e saudavel!
Do amigo Bruno.

 
At 2 de julho de 2005 15:31, Anonymous Anônimo said...

Belzonte 02 de Julho de 2005
Parabéns Lívia e André!
E seja bem-vida Elisa!
Quem escreve é a Dani e o Rafa de Belo Horizonte..
Esperamos um dia mostrar a você a comidinha mineira: pão de queijo, doce de leite... e muito mais.
Dani diz: espero sair com você aqui em BH pra fazer compras como fazia com sua mamãe.(Lembra-se Lívia)
Um beijo carinho pra você e pros seus papais, que devem estar radiantes de alegria...
E que Papai do céu abençoe e ilumine a sua vida.
Bjinho dos mineirinhos
Dani e Rafa

 
At 5 de julho de 2005 00:12, Blogger Pati said...

Queridos Livia, Andre e Elisa!

Parabens por esse princesinha linda que acaba de chegar! Temos certeza de que ela sempre trara muitas alegrias e muito orgulho para voces!
Assim que for bom pra voces, gostariamos de visita-los!
Beijos,
Tia Patricia & tio Iran

 
At 27 de outubro de 2005 12:15, Blogger Google Page Rank 6 said...

Want more clicks to your Adsense Ads on your Blog?

Then you have to check out my blog. I have found a FREE and Legitimate way that will increase your earnings.

Come Check us out. How to Boost Your AdSense Revenue

 
At 30 de novembro de 2005 20:32, Anonymous Vanessa said...

Eu me emocionei muito com suas fotos. Vc teve a sorte de ter uma filha linda e saudável e de vê-la chorando. Eu tive meu primeitofilho mais ele foi um natimorto. Foi horrível e jamais eu vou me esquecer do que eu passei. Mais agora estou grávida novamente e espero superar esse vazio no meu peito. Parabéns pela sua filha.

 
At 4 de fevereiro de 2007 11:20, Anonymous Anônimo said...

Elisa bençao mais linda de seus pais.Eu e meu filho Lucas vimos suas fotos e os carinhosos comentarios.Me emocionei com tanto AMOR.Que sua vida seja cheia de muitas Alegrias como as que vocé já está presenteando todos que á rodeian.

 

Postar um comentário

<< Home