quarta-feira, novembro 24, 2004

Nova estrela democrata

Todos sabem do meu envolvimento com os EUA. Já são quase 9 anos (interruptos) vivendo nesse país, entre as mais variadas idades. Por isso, o hábito, desde pequena, de acompanhar o CBS Evening News. Antes, com Walter Cronkite, agora com Dan Rather.
Lembro do meu pai, em 80, fazendo campanha pra reeleição do Jimmy Carter. Lembro de, em 86 (se não me engano), acompanhar meu pai ao aeroporto para receber Ted Kennedy no Rio. Qdo estive em Boston entre 96 e 98, fiz alguns trabalhos voluntários para o Joe Kennedy (deputado, filho do Robert Kennedy) e para o senador John Kerry.
Sempre escolho as estrelas democratas que gosto de acompanhar. Primeiro, foi o ex-prefeito de N. York, Mario Cuomo. Seus discursos faziam delirar os Young Democrats de Dartmouth.
Recentemente, fui fisgada pela nova estrela no céu democrata: o senador por Illinois Barack Obama. Filho de um imigrante do Kenya com uma americana (branca) do Kansas, ele é a própria mistura de raças da qual esse país deveria se orgulhar.
A meu ver, pode-se esperar mais quatro ou oito anos (dependendo do sucesso de Hillary Clinton). Mas, já já ele será a maior força política nacional. Professor da University of Chicago e formado em direito pela Harvard Law School, os discursos de Obama são memoráveis. Vale a pena conferir seu blog: http://www.obamablog.com/
Aproveito para registrar uma historinha contada no perfil que a revista The New Yorker (http://www.newyorker.com/printable/?fact/040531fa_fact1) fez sobre ele ainda durante as eleições primárias, em maio. A congressista democrata Jan Schakowisky contou que, ao sair da Casa Branca, depois de uma reunião, notou que o Presidente George Bush havia reparado em seu bottom "Obama". "Ele literalmente deu um pulo para trás", relatou. "En†ão eu o assegurei que era 'Obama' com 'B' e expliquei quem ele era". Segundo Schakowisky, o presidente disse que nunca tinha ouvido falar nele. Ao que ela respondeu: "But you will."