quarta-feira, fevereiro 11, 2004

Biblioteca

Um dos meus passeios preferidos aqui em Berkeley é ir a um dos prédios da Biblioteca Pública da cidade que fica aqui pertinho de casa. A biblioteca principal fica no centro da cidade, mas há uma das filiais que fica a uns 15 minutos a pé da nossa casa. Levei o André lá e ele tb amou.
Trata-se de uma biblioteca comunitária, com um atividade intensa de programações culturais. A qualquer hora do dia, ela está cheia. De manhã, a maioria é de idosos que vão em busca dos livros impressos com letras grandes (nunca os vi no Brasil, mas são comuns aqui nos EUA), revistas e jornais do mundo inteiro e mais CDs e vídeos. De manhã, outro público é o de crianças menores em busca dos livrinhos e programas de computador. De tarde, o que se vê é a garotada da High School. O pátio fica lotado de bicicletas e de uma galera reunida em torno de livros. Para mim, uma brasileira que estudou num dos melhores colégios do Rio em que não havia uma biblioteca, isso tudo é um espanto.
No momento, estou lendo uma série de livros escritos por um inglês que mora há mais de 10 anos na Provence, na França. Estou tentando me abastecer de histórias "reais" sobre a vida na França pra eu ir me acostumando com a idéia de irmos pra lá.
A caminhada de ida e volta até a biblioteca é das minhas preferidas aqui. Especialmente em dias de sol. É que o prédio fica na Alameda, a rua que eu mais gosto por ser ampla, duas pistas de cada lado. As casas são uma gracinha, todas com jardins e árvores frutíferas. E as árvores maiores, qdo não estão secas, fazem um arco por cima da rua. Um passeio delicioso...